Sobre os atendimentos

Atendimento voltado ao adolescente:

Qual o lugar dos cuidadores na terapia?

Na terapia voltada ao adolescente, não podemos excluir o(s) responsável(is). O que isso quer dizer?

Primeiramente, é necessário resguardar o respeito ao sigilo do adolescente como qualquer outro paciente. Dito isso, é também necessário uma escuta inicial do responsável sobre as expectativas daquele cuidador para com o paciente, o que ele considera enquanto demanda e o papel dele na vida do adolescente.

É importante frisar que a participação dos cuidadores é fundamental, mas o processo terapêutico é voltado ao paciente-adolescente.

Psicólogos podem atender conhecidos?

Meu posicionamento enquanto psicóloga.

Um tema muito polêmico no meio da psicologia é se psicólogos podem atender amigos, familiares ou conhecidos.

No código de ética de psicologia, não existe um posicionamento ou orientação bem definida. Então existe uma liberdade profissional, o que implica uma escolha do psicólogo.

Luiza, você está disponível para atender amigos e familiares? Não, não atendo ninguém que eu tenha uma relação estreita com.

Luiza, tenho uma relação muito próxima com você. Você pode atender minha amiga? Com certeza! Deixo claro que nunca falarei com você sobre essa sua amiga, por questões éticas.

Luiza, sou sua paciente, você pode atender minha amiga ou meu primo ou minha tia? Claro! E minha mãe ou meu pai? Infelizmente, não. Devido a uma relação não apenas de proximidade, mas quase sempre estruturante do paciente, opto por não atender pais e filhos ao mesmo tempo.

Luiza, conheço você da faculdade, já a vi participando de alguns eventos, você pode me atender? Adoraria!

Malu, lembro que um dia a conheci e interagimos no aniversário de um amigo em comum, você ainda assim pode ser minha psicóloga? Claro!

O mais importante é que o paciente e a psicóloga estejam confortáveis suficientemente para estabelecer uma relação terapêutica, e que esse terapeuta seja ético e respeite totalmente o sigilo profissional.

Saiba mais sobre

Relacionamentos

Clique e Entenda

Autoestima

Clique e Entenda

Criatividade

Clique e Entenda

Tolerância a Frustração

Clique e Entenda
Agende sua consulta!