Tolerância a Frustração
Porque é tão imprescindível desenvolvê-la?
A tolerância à frustração é uma habilidade sócio-emocional que está intimamente ligada à resiliência e ao relacionamento que o indivíduo tem com o erro — seja o “erro” cometido por si mesmo, ou o “erro” cometido por outros.
Isso se dá, pois, usualmente, os seres humanos se sentem frustrados ao entrarem em contato com erros — isto é, algum evento que esse indivíduo considera inapropriado e injusto.
A tolerância às frustrações nada mais é do que a aceitação de um evento desprazeroso, juntamente com a crença de que é possível, após essa frustração, fazer diferente no futuro. É uma pontinha de esperança de que vai dar certo. E que tudo bem se não der, mas que você não vai desistir de primeira.
É mais do que entender, é sentir que o erro faz parte da condição humana.
Isso que chamamos de tolerância a frustração, é a capacidade de tolerar o sentimento de desprazer e angústia que vem com eventos negativos, sem sucumbir.
A tolerância à frustração é imprescindível para a construção de uma vida satisfatória. Isto, pois, se você falha, você tem a habilidade de tentar novamente, de analisar o que você poderia ter feito diferente, e o que é mais importante, de sentir maior prazer com suas conquistas.